Espetáculo teatral Salamaleque -reestreia

Ter, 28/06/2016 - 11:43
Publicado em:
0 comments

A peça teatral Salamaleque, da Cia Teatral Damasco, que reestreia no Teatro Eva Herz, em São Paulo, revela histórias do Oriente a partir da memória de casal de imigrantes sírios e faz o público refletir sobre acolhimento e tolerância. A ambientação reproduz uma cozinha onde a atriz prepara os pratos durante a apresentação. Na saída, o público receberá uma surpresa da culinária árabe. O espetáculo participa da programação de abertura da Casa Folha Flip 2016 - Feira Literária Internacional de Paraty, que ocorrerá em 29 de junho.

Com texto de Alejandra Sampaio e Kiko Marques (Prêmios Shell, APCA, Aplauso Brasil e Qualidade Brasil pela encenação de 2013); direção de Denise Weinberg e Kiko Marques,  Salamaleque  é fruto de cinco anos de pesquisa. A peça resgata as cartas de amor trocadas entre dois imigrantes, os avós da atriz Valéria Arbex – Nicolau Antônio Arbex e Nadime Neif Name –, durante o período do noivado, na década de 1930. Eles tiveram suas vidas cruzadas após a chegada ao Brasil.

Cozinha como cenário

A ambientação da peça reproduz a cozinha de um galpão abandonado na rua Florêncio de Abreu, na região da rua 25 de Março, em São Paulo. Nesse cenário, a atriz prepara os pratos durante a encenação. Entre pastas de grão-de-bico, água aromatizada e pão com zátar, Elizete recebe o público na cozinha da sua infância. Por meio da memória da personagem, o espectador é convidado a sentar-se à mesa e compartilhar das muitas histórias de vida trazidas junto com aromas, cores e temperos das especiarias da culinária árabe. 

Salamaleque tem consultoria gastronômica de Graziela Scorvo Tavares; cenografia e figurinos de Chris Aizner; iluminação de Guilherme Bonfanti; e trilha sonora instrumental original de Sami Bordokan. Em parceria com o irmão William Bordokan, ele concebeu músicas inspiradas nas canções do folclore sírio-libanês do começo do século 20, com alaúde, derbaki e nai (percussão e flauta árabes, respectivamente).

O texto parte da memória da atriz, que ganhou, juntamente com sua irmã Claudia, de presente de sua mãe as cartas trocadas por seus avós. O casamento entre eles, que não se conheciam pessoalmente, foi arranjado pelas famílias, o chamado “acordo de bigodes”. A atriz Valéria Arbex não queria que as 68 cartas trocadas entre Nadine e Nicolau amarelassem na gaveta. Assim, depois da morte da avó, ela começou a pesquisa que a levaria a conhecer, ainda, imigrantes sírios, libaneses e palestinos.

A peça tem duração de 60 minutos - classificação 12 anos. O teatro tem capacidade:168 lugares/5 vagas para cadeiras de rodas.

Outras informações podem ser obtivas pelo telefone: 11 97499 4243 / ou email: ciateatraldamasco@gmail.com. Temporada: 16 de julho a 27 de agosto.

Fica Técnica

Idealização do projeto: Valéria Arbex. Realização e Coordenação Artística: Cia.Teatral Damasco. Direção: Denise Weinberg e Kiko Marques. Dramaturgia: Alejandra Sampaio e Kiko Marques. Atriz: Valéria Arbex. Cenografia e figurinos: Chris Aizner. Trilha sonora original: Sami Bordokan. Iluminação: Guilherme Bonfanti. Fotos: Lenise Pinheiro. Consultoria gastronômica: Graziela Scorvo Tavares. Cenotécnico: Mateus Fiorentino. Produção:Rosana Maris.. Assessoria de imprensa: Fernanda Teixeira / Arteplural. Projeto gráfico e ilustrações: Aida Cassiano. Glossário árabe / português: Mamede Jarouche. Operação de som e luz: Ricardo Barbosa. Supervisão Luz: Adriana Dham.

Ficha técnica equipe Teatro Eva Herz

Curadoria Artística: André Acioli

Gerência Técnica: Hélio Schiavon Junior

Assistente Operacional: Eduardo Cardoso

 

Serviço

Espetáculo teatral Salamaleque 

Dia: 16 de julho até 27 de agosto

Horário: às 18h

Local: Teatro Eva Herz, Livraria Cultura/ Conjunto Nacional - av Paulista, 2073.

Bilheteria: 11 3170-4059. www.teatroevaherz.com.br

Ingresso Rápido - https://www.ingressorapido.com.br 

Mais informações: www.ciateatraldamasco.com