ICArabe, Unifesp e Editora Boitempo promovem encontro com a filósofa americana Judith Butler. Evento terá transmissão online

Ter, 24/10/2017 - 20:41
Publicado em:

 

O Instituto de Cultura Árabe - ICArabe, a Universidade Federal de São Paulo - Unifesp e a editora Boitempo promoverão, no dia 6 de novembro, às 19h, no Teatro Marcos Lindenberg/Unifesp, a Conferência de Lançamento do livro "Caminhos Divergentes", da filósofa americana Judith Butler, que estará presente no evento (saiba mais sobre o livro: http://bit.ly/butlerisrael). 

A palestra será transmitida online. O link de transmissão será divulgado no dia 6, na página do evento no Facebook 

Em "Caminhos Divergentes: judaicidade e crítica do sionismo", a filósofa Judith Butler usa as posições filosóficas judaicas para articular uma crítica do sionismo político e suas práticas de violência estatal ilegítima, nacionalismo e racismo patrocinado pelo Estado.

Dialogando com o pensamento de Edward Said, Walter Benjamin, Hannah Arendt, Primo Levi, Martin Buber, Emmanuel Levinas e Mahmoud Darwish, o livro procura articular uma nova ética política, que transcenda a judaicidade exclusiva e dê conta dos ideais de convivência democrática radical, considerando os direitos dos despossuídos e a necessidade de coabitação plural.

Judith Butler vem ao Brasil para participar no seminário Os fins da democracia / The ends of democracy, que acontece no Sesc Pompeia de 7 a 9 de novembro.

Serviço:

Por uma convivência democrática radical: Israel, Palestina e coabitação plural
Conferência de Judith Butler seguida de sessão de autógrafos do livro "Caminhos Divergentes: judaicidade e crítica do sionismo" (Boitempo, 2017)

Segunda-feira, 06 de novembro de 2017
das 19h às 21h
Teatro Marcos Lindenberg // Unifesp - Edifício dos Anfiteatros (próximo ao Metrô Santa Cruz)
R. Botucatu, 862 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04023-901

Realização: Unifesp - Universidade Federal de São PauloIcarabe Brasil e Boitempo Editorial 
Promoção: CartaCapital

jud