Curso no litoral paulista abordará a “Introdução ao Mundo Árabe”

Seg, 27/02/2012 - 20:30

Sob a iniciativa do professor Ricardo Rugai, esse terá início em março, e ministrado em uma faculdade na cidade do Guarujá, terá como fundamentos informações disponibilizadas em cursos do ICArabe.
 

 

Desde a última década os olhares do mundo inteiro estão voltados para os países do Oriente Médio, inicialmente em função dos atentados de 11 de setembro de 2001, e mais recentemente pela eclosão da Primavera Árabe em 2011.

Segundo Heloísa Dib, historiadora e coordenadora dos cursos do ICArabe, já foram realizados na instituição 11 cursos diferentes, sendo 2 por ano. Segundo ela, “Antes da existência do Instituto, poucas eram as iniciativas para oferecer cursos sobre a cultura árabe. Alguns departamentos culturais dos clubes realizavam palestras eventuais. Nas universidades, a história e cultura dos povos árabes era praticamente deixada de lado, fora do programa acadêmico. O ICArabe modificou esse cenário ao realizar, em 2006, o primeiro curso Panorama da Cultura Árabe. Após isso, temos realizado dois programas por ano, com um total de 11 cursos diferentes. Os cursos abordam aspectos culturais de forma ampla: literatura, arte e arquitetura, ciências, música e dança, além de temas voltados à  história dos países árabes e análise da conjuntura geopolítica atual, sempre ministrados por professores e especialistas nas áreas. Com essa iniciativa, o ICArabe possibilita ao público em geral, estudantes, jornalistas e profissionais de diversas áreas o acesso a informações pouco divulgadas e cuja bibliografia no Brasil ainda restringe-se a poucos títulos.”

A partir do material e do conhecimento adquirido nos cursos do Instituto da Cultura Árabe, o professor Ricardo Rugai, doutor em história, teve a iniciativa de passar este conhecimento adiante, e montou um curso extensivo na faculdade Dom Domênico, localizada na cidade do Guarujá, sob o tema “Introdução ao Mundo Árabe: panorama histórico, a questão do petróleo e o cenário atual”, que todos podem ter acesso. Em entrevista ao ICArabe ele complementa, O ICArabe proporcionou uma visão abrangente sobre o mundo árabe e o cenário atual na medida em que contou com apoio de professores das mais diversas áreas e ofereceu diferentes perspectivas de abordagem sobre as questões. Penso que esse conhecimento precisa ser socializado e debatido.”

O objetivo principal deste curso é apresentar um panorama geral introdutório do mundo árabe, além de abordar o recente “Despertar Árabe” no cenário mundial. O curso pretende alcançar o senso-comum, tornado capaz a compreensão do mundo árabe eliminado os estereótipos do pré-conceito e distorções dos acontecimentos impostos pela mídia. Segundo Ricardo Rugai “os pré-conceitos enraizados no senso-comum muitas vezes podem e devem ser combatidos junto a um público mais amplo, e aproximar esse público do mundo árabe e sua cultura é o primeiro passo. Boa parte do preconceito é oriundo do grande desconhecimento sobre esse tema, que vem acompanhado de uma visão estereotipada reproduzida pela maior parte dos meios de comunicação. Assim, o curso pode não apenas informar o tema, mas, sobretudo debater criticamente a forma como a grande imprensa reproduz a imagem do mundo árabe.”

A historiadora Heloísa Dib concorda com este pensamento a respeito dos cursos sobre a conjuntura Árabe, “Ao oferecer aos participantes a oportunidade de contato com estudiosos renomados e com uma vasta bibliografia, o ICArabe fornece ferramentas para uma análise crítica dos estereótipos impostos pelos meios de comunicação. É freqüente perceber a surpresa de participantes jornalistas, profissionais ou estudantes, diante de histórias e fatos aos quais nunca tiveram acesso! Não é raro passarmos a contar com eles como público colaborador e disseminador de atividades e ideias!”

Esse curso ministrado pelo professor Ricardo Rugai irá mapear importantes questões que serão divididos nos seguintes módulos:

1 – A imagem do mundo árabe na imprensa ocidental;         
 2 – Aspectos geográficos;
 3 – Formação histórica dos estados árabes;
 4 – Nacionalismo e Islamismo;
 5 – A Questão Palestina e Israel;
 6 – Guerra contra o “Terror”: Afeganistão e Iraque;
 7 – O Despertar (Primavera) Árabe;
 8 – O Irã e a questão nuclear.

A inscrição para o curso deve ser feita diretamente na secretaria da faculdade até o dia 29/02. As aulas serão realizadas em oito sábados, iniciando-se dia 03/03, das 9h às 12h.

“Conhecer e compreender é o primeiro passo para superar o estranhamento – muitas vezes aversão – ao outro. Não podemos esperar a superação do pré-conceito senão reconhecendo sua existência, sua força como ponto de partida para debatê-lo e criticá-lo à luz da realidade. Creio que ambos, os que são vítimas do pré-conceito e o senso-comum que o recebe e propaga – só tem a ganhar com isso.” Por Ricardo Rugai.