Palestina envia ajuda e socorro às vítimas do terremoto na Síria e Turquia

Qua, 08/02/2023 - 16:28
Publicado em:

Equipe de intervenção e resposta de emergência da Palestina partirá amanhã (8) para auxiliar no socorro às milhares de vítimas do terremoto que atingiu os dois países na última segunda-feira

O diretor-geral da Agência Palestina de Cooperação Internacional, Imad Al-Zuhairi, disse que a equipe de intervenção e resposta de emergência do Estado da Palestina partirá amanhã para a Turquia e a Síria para prestar socorro aos afetados pelo devastador terremoto.

Al-Zuhairi disse, em entrevista à rádio oficial, que a equipe palestina será dividida em duas partes, que irão amanhã aos dois países para trabalharem em ambos ao mesmo tempo.

Segundo ele, “a equipe é especializada e tem o que há de mais avançado em abrigo e alimentação e em montar acampamentos para hospitalização, queimaduras, emergências e médicos especializados em psiquiatria infantil e feminina”, ressaltando que seus integrantes têm as especializações exigidas para casos de emergências e desastres naturais.

“Hoje terminaremos toda a coordenação necessária para o deslocamento da delegação para Jordânia e depois, por terra, para a Síria, e por via área para a Turquia”, adiantou.

Al-Zuhairi informou, ainda, que há, de parte da população palestina, “muita ajuda em espécie que será doada e fornecida às famílias das vítimas e dos afetados em ambos os países, e essa ajuda pode assumir a forma de ajuda humanitária urgente, ajuda alimentar e outras”. Segundo o diretor da agência palestina, recursos financeiros e material em montantes significativos serão doados por filantropos e empresários palestinos.

O ministro das Relações Exteriores da Palestina, Riyad Al-Malki, já havia anunciado no dia anterior que receberá orndes do presidente Mahmoud Abbas para a realização das duas missões humanitárias, sob a supervisão do governo palestino.

* Matéria originalmente publicada no site Ramallah News (em árabe)

 

Legenda da foto: Equipe de intervenção e resposta de emergência da Palestina partirá amanhã (8) para auxiliar no socorro às milhares de vítimas do terremoto que atingiu os dois países na última segunda-feira