Carta aberta à Unicamp: "Feira das Universidades Israelenses". Não sejam coniventes com o Apartheid!

Qua, 29/03/2023 - 16:08
Publicado em:

Carta Aberta

Do Instituto de Cultura Árabe (Icarabe)

Ao Magnífico Reitor da Unicamp,

Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles

Caro Professor

Com estranheza e pesar, recebemos a informação de que a Unicamp pretende receber, em abril, representações das universidades israelenses Bar Ilan (de Haifa), de Tel Aviv, Hebraica de Jerusalém e Technion.

Estranhamos, por ser do conhecimento público o fato de que o Estado de Israel pratica uma política de apartheid contra o povo palestino. Não somos apenas nós, do Icarabe, que o afirmamos. O apartheid sionista foi devidamente documentado por relatores especialmente designados da ONU, por ONGs cuja seriedade é reconhecida mundialmente, incluindo a Anistia Internacional e a Human Rights Watch e mesmo por organizações israelenses que lutam em defesa dos Direitos Humanos, como a B’tselem.

O ato de receber delegações que não apenas são coniventes com a prática do apartheid, como  fornecem tecnologias de controle, repressão e espionagem aos seus agentes, contradiz e nega a tradição democrática que marca a história da Unicamp.

E manifestamos o nosso pesar, porque o Icarabe sempre alimentou laços de grande aproximação e amizade com a Unicamp. Um dos ex-presidentes de nossa entidade, o querido professor Mohamed Habib, falecido em 26 de janeiro de 2022, teve uma importante atuação acadêmica vinculada à Unicamp. Tomamos aqui a liberdade de reproduzir um trecho em que o senhor, Magnífico Reitor, sintetiza essa história:

“São sempre difíceis momentos como este, de falecimento de um colega, amigo, companheiro de ideias e ideais. O professor Mohamed nos deixa, mas ficam conosco não somente as lembranças dos momentos compartilhados, ficam também suas diversas realizações, que marcam a história da Unicamp.”

O professor Habib era, como todos somos, favorável ao mais amplo diálogo intercultural e interreligioso, sem lugar para o racismo, o preconceito ou qualquer forma de discriminação. Nessa mesma medida, opunha-se, como todos nós – incluindo, acreditamos, também o Magnífico Reitor da Unicamp – à odiosa prática do apartheid.

Nessa medida, nós nos somamos a todas as entidades, indivíduos, personalidades, intelectuais, artistas e pessoas de boa-fé que pedem o cancelamento do convite às universidades israelenses.

Certos de que nossos apelos encontrarão guarida, despedimo-nos com saudações democráticas.

 

INSTITUTO DA CULTURA ÁRABE