Curso traça paralelos entre a Palestina e o Brasil. Inscrições abrem em 27 de fevereiro

Qui, 16/02/2023 - 11:11
Publicado em:

 

O curso virtual de extensão universitária Brasil e Palestina: fontes de identificação abrirá inscrições no dia 27 de fevereiro. Serão 12 aulas, de 09 de março a 1º de junho. O curso organizado pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de Brasília (UnB), pelo Brasil, e pelas universidades palestinas de Birzeit e Al Quds é resultado das missões acadêmicas organizadas pelo Escritório do Brasil na Palestina, em Ramallah, com o objetivo de estabelecer uma rede de cooperação acadêmica entre universidades dos dois países.

Palestras semanais serão ministradas por especialistas do Brasil e da Palestina com a análise de temas como refugiados, diáspora, partidos políticos, apartheid e perspectivas para o futuro, abarcando questões sociais em que há paralelos com a realidade brasileira.

“As distintas histórias, composições sociais e religiosas e as condições atuais que caracterizam o Brasil e a Palestina não obscurecem o sentimento de identificação que frequentemente brota do encontro entre eles. Este curso buscará elucidar e refletir sobre as possíveis fontes desse sentimento de proximidade e identificação: textos, romances, histórias e a vida retratada neles, ou questões sociais que encontram expressões de semelhança. Também serão abordadas questões como a permanência de pequenos produtores rurais na terra, as migrações urbanas, a dinâmica do deslocamento forçado diante da limpeza étnica e a especulação imobiliária. Cada tópico será ministrado por um professor diferente, em sua área de pesquisa”, diz a descrição do curso.

Alguns temas das aulas serão a história da Palestina, a história de Jerusalém, os refugiados palestinos, a diáspora palestina e a presença da cultura árabe no Brasil.

A inscrição é gratuita e as aulas estão abertas à comunidade acadêmica do Brasil e da Palestina e a todos os interessados. O curso será ministrado em inglês com aulas uma vez por semana, todas as quintas-feiras com duas horas de duração, e ao final, haverá um certificado emitido pela Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (USP) para quem assistir pelo menos 70% das aulas. Não haverá prova.

Os professores participantes serão Adnan Abdelrazek, Adriana Testa, Ahmad Amara, Alberto Musa, Bashir Bashir, Izzat Zeidan, Kelli Mafort, Muna Odeh, Sa’d Nimr, Safa Jubran, Samer Abdelnour, Selma Dabbagh, Tahani Mustafa, Wail Hassan, Yusuf Natsheh. A coordenação do curso é da professora Arlene Clemesha.

Para mais informações, acesse este link ou envie um e-mail para brazilandpalestinecourse@gmail.com.

Serviço

Curso ‘Brasil e Palestina: fontes de identificação’
De 09 de março a 1º de junho
Todas as quintas-feiras
Inscrições a partir de 27 de fevereiro
Saiba mais