“Nefer, a beleza no Egito Antigo” - exposição e palestras - 22 a 26 de outubro - Rio de Janeiro

Sex, 19/10/2018 - 22:08
Publicado em:
0 comments

“Nefer, a beleza no Egito Antigo”, ocorre de segunda (22 de outubro) a sexta-feira (26) no Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na capital fluminense. Em torno do tema ocorrerá na instituição uma exposição de arte, palestras, desfiles e outras atividades como narração de histórias e aplicação de maquiagem egípcia. A coordenação é dos jornalistas Márcia Machado e Ronaldo Rosas.

As palestras vão ocorrer nos dias 23, 24 e 25, às 18h30. Na terça-feira, Nely Feitoza falará sobre Cleópatra e a deusa Ísis, na quarta-feira Regina Bibiani Morgado abordará Nefertiti e na quinta-feira Luis Eduardo Lobianco falará sobre Cleópatra. Os três são profissionais renomados na área de História. No último dia, 26 de outubro, haverá  atividades diferentes à noite, incluindo desfile e um trabalho artístico sobre as pirâmides e sobre outros elementos do Egito Antigo com luz neon.

A abertura do evento ocorrerá na segunda-feira às 18 horas, com desfile de trajes árabes e egípcios, inauguração da exposição, abertura do espaço de performances, maquiagem egípcia para os presentes e homenagem ao Museu Nacional, que fica no Rio e passou por incêndio que destruiu boa parte do seu acervo em setembro.

A programação do evento engloba ainda contação de histórias pelo grupo Filhas da Lua e outras atividades para crianças, como a escrita do nome delas em hieróglifos e tour explicativo pela exposição. Grupos de escolares já agendados serão recebidos durante o dia.

O evento faz parte do projeto “Egito no Brasil”, criado pela carioca Márcia Machado para a promoção de atividades que ajudem no estreitamento das relações entre o Brasil e o Egito e no conhecimento do Egito entre a população brasileira.

Além da Unirio, o evento tem o apoio do consulado geral do Egito no Rio de Janeiro. As atividades vão acontecer no auditório, centro cultural e tenda do Centro de Ciências Humanas e Sociais, que fica na avenida Pasteur, 458, na Praia Vermelha, na cidade do Rio de Janeiro. A participação é gratuita. Mais informações pelo email mmgates@oi.com.br.

Acesse aqui a programação completa do evento.

O evento terá transmissões ao vivo que podem ser acompanhadas no YouTube aqui.

flyer