Série gastronômica com chefs refugiados estreia no Youtube

Seg, 24/06/2019 - 07:42
Publicado em:

Salsabil Matouk (dir., na foto acima) é síria e será a primeira convidada de uma série de vídeos de culinária que conta a história de refugiados através de comidas típicas que eles mesmos vão preparar. Quem está no primeiro vídeo da atração é a chef Paola Carosella (esq., na foto), nascida na Argentina e conhecida no Brasil por seus restaurantes e por sua participação no programa televisivo “Masterchef Brasil”. A cada vídeo um chef e um refugiado diferentes serão convidados.

O programa é transmitido no canal no Youtube e outras mídias sociais do Tasty Demais, site especializado em vídeos de gastronomia do BuzzFeed Brasil, e nos canais da parceira do programa, a Acnur, a Agência da ONU para Refugiados. O primeiro vídeo foi ao ar na quinta-feira, 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado. O Brasil é o segundo país a participar desta iniciativa da Acnur no mundo, após os Estados Unidos.

Na estreia brasileira, Salsabil ensina Paola a fazer o tradicional mini quibe sírio. “Escolhi o quibe porque tenho essa memória ligada às sextas-feiras, que é o dia sagrado para nós [muçulmanos], é o fim de semana, como o domingo é para vocês aqui. E toda sexta-feira nós nos reuníamos na casa de alguém da família e, entre os pratos, tinha quibe, que comemos no Ramadã”, revelou Salsabil por telefone à ANBA.

“Estou muito feliz por conhecer essa mulher (Carosella). A Paola contou sobre o país dela e eu contei minha história. Só nos encontramos na hora da gravação”, disse Salsabil, detalhando que a receita que fizeram juntas é tradicional na Síria e o recheio leva ingredientes como carne moída e nozes.

Na Síria, Salsabil atuava como farmacêutica, profissão na qual é formada e que a ajudou a conquistar seu próprio negócio em Damasco. Mas, há quatro anos no Brasil, ela precisou recomeçar e, como muitos refugiados, viu na alimentação a área para conseguir seu sustento. “Comecei a cozinhar para vender alimentos quando cheguei no Brasil. Eu sou farmacêutica, mas chegando aqui comecei a gostar de trabalhar com culinária”, explicou.

Morando em São Paulo, com o marido e três filhos, Salsabil hoje tem a Cozinha de Salsabil, buffet com comidas típicas árabes que ela divulga pelo Facebook. O próximo passo para ela é continuar estudando, desta vez em uma área mais ligada à alimentação. “Estou me organizando para começar um mestrado em Nutrição. Já fiz matrícula em uma universidade brasileira”, contou.

A série ainda não teve nome divulgado. O vídeo com prévia do que do programa é intitulado Tasty Demais Story. Assista aqui