Soudade Kaadan, diretora síria do filme "The day I lost my shadow", fala ao público em bate-papo online

Qui, 03/09/2020 - 22:22

Cineasta conversou com Esther Império Hamburger, professora titular do Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA/USP, e Flávia Guerra, jornalista especializada em cinema.

Por Clara Zaim

Nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa realizou o primeiro bate-papo virtual. A convidada foi a síria Soudade Kaadan, diretora do filme "The day I lost my shadow" O dia em que perdi minha sombra), que conversou com Esther Império Hamburger, professora titular do Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA/USP, e Flávia Guerra, jornalista especializada em cinema (assista aqui ao evento na íntegra).

Soudade Kaadan contou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional. A diretora síria explicou que começou a escrever ficção por causa dos traumas cotidianos.

Ela busca retratar a Síria e sua população de uma forma mais humanizada e mostrar que as pessoas são muito mais do que é mostrado nos noticiários. A ficção de seus filmes é baseada em histórias reais, sem rotular os personagens e com um olhar mais humanitário.

Enfrentando dificuldades para se inserir no meio do cinema, a diretora e sua irmã começaram a produzir o filme "The day I lost my shadow", que retrata o início da guerra que ocorreu na Síria. Discorreu ainda sobre o processo de criação, produção e realização do filme, que foi o grande vencedor do Leão do Futuro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2018.

batepapo
Flávia Guerra, Soudade Kaadan e Esther Império Hamburger

 

Assista ao filme "The day I lost my shadow" na Plataforma da Mostra (clique aqui).

Acesso gratuito em ambas as plataformas.

Confira a programação completa também neste site (clique aqui)

Mais um debate, nesta sexta-feira dia 4 de setembro

O próximo bate-papo será realizado nesta sexta-feira dia 4, de setembro, às 16h, com Eric Motjer, diretor do filme inédito Beirut - La Vie en Rose. O ator Eduardo Mossri, da novela Órfãos da Terra e do espetáculo Cartas Libanesas, também participará do evento, juntamente com Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Université de Saint-Esprit de Kaslik (USEK), Líbano, de Salem Nasser Hikmat Nasser, professor de Direito na FGV-SP, e Natália Nahas Carneiro Maia Calfat, cientista social e diretora do ICArabe. Assista ao evento no canal do Youtube do ICArabe sem tradução (acesse aqui).

Para assistir com tradução, acesse o Zoom

batepapo2

Serviço:

Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa

Onde: online

28 de agosto a 13 de setembro

Plataforma da Mostra

31 de agosto a 27 de setembro

Plataforma digital do Sesc:  

Mais informações aqui

Quanto: acesso gratuito

Realização: Instituto da cultura Árabe

CorrealizaçãoSesc São Paulo

Patrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

Apoio: Instituto do Sono e Fambras – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil