ICArabe promove aula inaugural do curso “Contribuições da Civilização Árabe-Islâmica para a humanidade em perspectiva histórica”

Qui, 25/02/2021 - 20:35
Publicado em:

 

O Instituto da Cultura Árabe - ICArabe deu início, nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, ao curso “Contribuições da Civilização Árabe-Islâmica para a humanidade em perspectiva histórica”. A iniciativa tem apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da Casa Árabe e do Instituto do Sono. O curso será 100% online, com inscrições gratuitas, e acontecerá através da plataforma zoom, com transmissão pelo canal do ICArabe no Youtube. O objetivo do curso é expor a riqueza da cultura árabe nas suas mais variadas formas e durante a história: na medicina, matemática, física, artes, música, filosofia e muitas outras áreas. A aula inaugural foi ministrada pelo presidente do ICArabe, Prof. Dr. Murched Omar Taha – UNIFESP, com o tema “A Contribuição dos Árabes para a Medicina”.   

A abertura da aula inaugural teve participações especiais para dar as boas-vindas aos alunos. Além de Murched Taha, falaram a diretora cultural do ICArabe, Natalia Calfat, Rubens Hannun, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, e Silvia Antibas, diretora cultural da Câmara. 

Para assistir à primeira aula, clique aqui 

Rubens Hannun, parabenizou o ICArabe pela iniciativa: "O curso é muito importante para mostrar as contribuições árabe-islâmica para a humanidade. A comunidade árabe no Brasil é composta por 12 milhões de pessoas que tem orgulho de suas origens e terá mais ainda conhecendo o conteúdo do curso".

Silvia Antibas comentou sobre o sucesso do curso, que teve mais de 700 inscritos para a primeira aula: "O interesse foi enorme e temos árabes e não-árabes entre os inscritos. Estamos satisfeitos em poder mostrar a beleza da cultura, da ciência e de toda tradição árabe. Bom curso a todos”.

Antes de iniciar a aula, o Prof. Murched Taha ressaltou o trabalho conjunto das equipes envolvidas. “Este curso é fruto de um esforço das equipes do ICArabe, da Câmara Árabe e do Instituto do Sono’.

Sobre o curso:

São cerca de 20 aulas, uma por semana, cada qual com um tema específico e um professor diferente. O curso contará com a participação de renomados especialistas atuando nas maiores universidades e instituições do país.

O curso terá palestras virtuais seguidas de debate, sempre às quintas-feiras, às 19h. As aulas acontecerão ao longo de todo o primeiro semestre até o mês de julho. As aulas serão separadas por blocos temáticos.

Serão emitidos certificados de participação por bloco temático ou para o curso completo, somente para quem tiver frequência mínima de 75%. Para isto, o participante precisa acompanhar pelo zoom. Os certificados terão preços especiais para sócios (R$ 10,00) e R$ 35,00 para não sócios.

As inscrições para as 6 próximas aulas estão abertas. Para acessar a programação e fazer sua inscrição, CLIQUE NESTE LINK