Sírio do Bem lança campanha para ajudar síria que perdeu marido em travessia para os Estados Unidos

Qui, 06/10/2022 - 14:50
Publicado em:

 

O Esporte Clube Sírio, por meio do Sírio do Bem, seu Departamento de Filantropia, promove, neste mês de outubro a Campanha "Vamos ajudar a Razan".

 

Razan Suliman é esposa de Mohamad Dahhan, sírio-brasileiro naturalizado, que faleceu ao cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos, para rever parentes e buscar trabalho. As informações de seu falecimento primeiro vieram por meio de uma organização mexicana, que teria informado que Dahhan havia falecido no dia 4 de agosto.

 

Após o acontecimento, o advogado Evandro Carlos Alves postou nas redes sociais um apelo e, no mesmo dia, a Comissão de Buscas de Pessoas Desaparecidas do Governo de Coahuila, no México, disponibilizou uma foto e dados de Dahhan em seus canais para buscar informações. No entanto, na última quinta-feira, 29 de setembro, a viúva contou que a Interpol havia informado que o corpo dele fora encontrado no Rio Grande, com indícios de afogamento, e encaminhado para o Texas, nos EUA.
 

O casal veio para o Brasil fugindo da guerra da Síria, em 2014. Em terras brasileiras, recebeu ajuda da comunidade muçulmana e conseguiu se estabelecer na cidade de São Paulo, onde fundaram o restaurante Razan, especializado em comida árabe.
 

 

Campanha do Sírio

 

A diretora do departamento filantrópico Sírio do Bem, do Esporte Clube Sírio, Rita de Cassia Halti, fez uma visita e prestou sua solidariedade a Hazan no dia 3 de outubro.

 

Nas redes sociais do Sírio do Bem foi disponibilizado um vídeo para que todos possam conhecer a história da imigrante e uma vaquinha virtual.

 

“O valor arrecadado será doado à viúva, para que possa comprar alimentos, dar continuidade ao seu trabalho, pagar dívidas e poder viver com dignidade e qualidade de vida com seus três filhos”, explica Rita. "Nessa vida temos um propósito, que é estender a mão um para o outro, quando este está necessitado, porque não somos nada, simplesmente estamos. Um exemplo disso é a situação de Razan, que há alguns meses estava com a vida estabelecida e agora tudo se desestruturou. Feliz quem está na posição de ajudar. O que ela precisa é de uma condição para se reorganizar, colocar as contas em dia e seguir, por isso decidimos ajudá-la para que ela possa ter uma melhor condição de vida ao lado dos filhos", completa Rita.


A meta estipulada para a campanha é R$ 10 mil. A Campanha também busca um escritório da área de direito internacional que possa auxiliar a família voluntariamente para conseguir obter a certidão de óbito de Mohamad Dahhan, pois ainda não há documentos oficiais que comprovem seu falecimento.


Doações

O Clube Sírio criou uma conta no site Vakinha para que possa receber as doações da campanha. Não há um valor mínimo estipulado. Quem desejar participar da campanha e fazer uma doação pode acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/mascaras-para-criancas-em-tratamento-de-quimioterapia


Voluntariado e doações

Para quem quiser ser um voluntário do Sírio do Bem, basta entrar em contato com a secretaria pelo número (11) 2189-8500 ou email  contato@sirio.org.br. O Esporte Clube Sírio fica localizado na Av. Indianópolis, 1192, em São Paulo.

O projeto filantrópico também aceita doações de fraldas, leite, mucilon, máscaras, aventais descartáveis, luvas em caixas fechadas e lã 100% acrílica - que são utilizadas para fazer sapatinhos, meias e casaco para as crianças atendidas por suas campanhas assistenciais.

Neste 1° semestre de 2022, o Clube Sírio doou 4.500 peças de roupas confeccionadas por suas voluntárias. Também arrecadou roupas, brinquedos e sapatos para doar ao HCOR e serem vendidos no bazar da instituição.

O Sírio do Bem promove ações sociais para auxiliar pessoas, independentemente da idade, nacionalidade ou religião.

Sobre o Clube

Fundado em 1917 e integrado à vida paulistana, o Esporte Clube Sírio faz parte da elite dos clubes socioculturais e esportivos de São Paulo, oferecendo o que há de mais moderno em matéria de lazer, cultura e esporte para todas as idades e, ao mesmo tempo, promovendo a preservação e a disseminação da cultura, das tradições, dos costumes e da hospitalidade árabes no Brasil.

Site
https://www.sirio.org.br/