Comunidade palestina é homenageada pela primeira vez pelo Conscre, na Alesp

Ter, 08/11/2022 - 18:29
Publicado em:

 

Evento “Homenagem às Personalidades das Comunidades” prestigiou Ualid Rabah, presidente da FEPAL, e Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

 

A comunidade palestina e a comunidade árabe foram homenageadas durante o evento “Homenagem às Personalidades das Comunidades”, promovido pelo Conscre (Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades, Raízes e Culturas Estrangeiras), nesta segunda-feira, 7, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A sessão solene foi coordenada pelo deputado estadual Delegado Olim e precedida de apresentações culturais e degustação da gastronomia típica. 

Membros de doze comunidades foram homenageados. A comunidade palestina foi representada pelo Sr. Ualid Rabah, presidente da FEPAL- Federação Árabe Palestina do Brasil; e a comunidade árabe foi representada pelo Embaixador Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. A Palestina também apresentou a música e dança típica, com música de Oula Al-Saghir e Amir Fawzi e apresentação de dança de Rodrigo Saab, que agitou o evento convidando todos a dançarem juntos. 

Ualid Rabah frisou a felicidade em ver a bandeira da Palestina na solenidade. “A Palestina foi reconhecida como Estado, embora não pleno, pela ONU, em 2010, e nós ficamos cinco anos tentando hastear a bandeira da Palestina na ONU. Então imagina vir aqui e ver a bandeira da Palestina? Somos uma comunidade que está aqui há 130 anos e isso é muito importante pra gente”. 

O homenageado ressaltou ainda a invisibilização da questão palestina. “É aquilo que a gente teme como um elemento um pouco maior, porque a limpeza étnica sempre acontece primeiro por outros meios. Quando demonizam um grupo étnico, legitimam sua limpeza étnica, a sua desaparição. Então, pode parecer pouco estar nesse Conselho, pode parecer pouco a bandeira estar ali. Mas isso tudo rigorosamente cria uma blindagem para que você seja protegido, não seja vítima de um processo gigantesco de desumanização, invisibilização e, consequentemente, de eliminação enquanto grupo étnico, eliminado fisicamente, culturalmente, politicamente e historicamente. Eu diria que além da felicidade, além de uma comunidade ser reconhecida pelo que ela representa para o país, pelo que ela faz, isso tem essa moldura que é muito mais nevrálgica, muito mais existencial mesmo. Para nós estarmos aqui, eu definiria que é uma parte da nossa luta para contrabalançar o risco existencial que a gente sofre”, completa Ualid Rabah. 

Rita de Cássia Halti, descendente de palestinos e representante da comunidade no Conscre, conta que o conselho existe há 21 anos e a Palestina sempre foi representada pela comunidade árabe, mas só agora, com sua articulação, faz parte sendo representada por ela mesma. “Eu entrei em contato com o atual presidente do Conscre, Gabriel Sayegh, e manifestei meu desejo, como filha de palestinos. Sempre participei do Conscre, mas de uma certa forma não me sentia representada pela comunidade árabe. Esse pedido foi aceito e hoje eu e o Mohammed Salim representamos a comunidade”, explica. 

Ela convida os palestinos no Brasil para fazer parte do Conscre. “Precisamos engajar os filhos desses palestinos, porque senão a história vai morrendo. Eu sou filha de palestinos e tento engajar meus filhos nas causas para que eles deem continuidade”, afirma. 

Ao receber a homenagem, o representante da comunidade árabe, Embaixador Osmar Chohfi, a dedicou a comunidade árabe e cumprimentou os representantes das outras comunidades. Ele afirmou que a solenidade “simboliza de maneira muito significativa o que distingue o Brasil, como terra de acolhida de tantas nacionalidades.  Gente que veio em busca da concretização dos seus sonhos e anseios de uma vida em que pudessem desenvolver seus talentos e capacidades na busca de um futuro melhor e escolheram São Paulo, terra de oportunidades, onde contribuíram nos campos social, cultural e econômico”. 

 

Crédito das fotos: Fredy Uehara / Uehara Foto & Vídeo

 

1

Solenidade na Alesp 

 

2

Osmar Chohfi

3

Ualid Rabah