Documentário ‘Camel Race Secrets’ é lançado em português

Sex, 20/01/2023 - 19:18
Publicado em:

 

O filme de 12 minutos mostra a tradição dos Emirados Árabes nas corridas de camelos. A obra ganhou narração e legendas em português e outros 11 idiomas, além do árabe.

 O documentário Camel Race Secrets (em tradução livre, Segredos da Corrida de Camelos) mostra a tradição dos Emirados Árabes Unidos nas corridas de camelos, um dos esportes tradicionais do país árabe. O filme de 12 minutos ganhou narração e legendas em português e outros 11 idiomas, além do árabe, e pode ser visto na página do Youtube da Agência de Notícias dos Emirados (WAM), que produziu o documentário, com link no final desta reportagem.

O filme mostra os aspectos históricos e culturais do esporte de corrida de camelos nos Emirados Árabes Unidos, bem como a conexão entre os camelos e a cultura do país e como isso moldou a identidade nacional.

A obra também aborda o pioneirismo dos Emirados Árabes Unidos na organização das corridas de camelos e o reconhecimento internacional. Hoje, o país é a capital mundial do esporte tradicional. As corridas foram apoiadas pelo falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, fundador dos Emirados, e a liderança do país seguiu seu legado.

Os Emirados Árabes alcançaram progressos em todas as áreas relacionadas à criação de camelos, à luz dos atuais desenvolvimentos da medicina veterinária que possibilitaram operações complexas, apesar do grande porte do animal. O documentário também mostra corridas de camelos no deserto, revelando os segredos da genética dos camelos que explicam seus níveis de desempenho, juntamente com os avanços significativos na área de nutrição.

Por meio de cenas de corridas de camelos no país e no exterior, o filme também mostra o interesse da liderança dos Emirados Árabes e seu apoio à preservação desse autêntico patrimônio histórico, bem como suas diretrizes para estabelecer festivais que ultrapassem as fronteiras do país, para apresentar corridas com prêmios vultosos e competição acirrada, que vêm ocorrendo há décadas.

Por meio de imagens ao vivo de pistas de corrida, o filme mostra o início de uma corrida enquanto o calor do dia se intensifica durante os preparativos para as montarias e a instalação de equipamentos relevantes, e destaca o valor dos camelos, pois chamam a atenção de seus compradores de todas as partes pelo mundo em leilões, onde um camelo foi vendido por US$ 1 milhão.

O filme apresenta cenas de corridas de camelos noturnas na pista em Dubai, com jóqueis mulheres.

O contexto histórico do próspero cenário das corridas de camelos dos Emirados também é tema do documentário. Os acordos de compra de camelos selvagens nos Emirados nos anos 1990 criaram uma onda de entusiasmo pelas corridas. O filme destaca o amor do povo pelos camelos, que são parte integrante da herança cultural do país.

O diretor-geral da WAM, Mohammed Jalal Al Rayssi, disse em nota que o filme faz parte de uma série de documentários produzidos pela agência de notícias, que visam divulgar a mensagem cultural dos Emirados Árabes para o resto do mundo e destacar suas conquistas gerais.

Al Rayssi observou que o documentário mostra a proeminente estatura global dos Emirados Árabes e seu legado nas corridas de camelos, já que se tornou a capital internacional das corridas de camelos.

O documentário inclui entrevistas com treinadores de camelos, comentaristas esportivos, cirurgiões, geneticistas, especialistas em nutrição, proprietários, cavaleiros e outros entusiastas de camelos, além de filmar corridas e criadores de camelos na Austrália.

Assista o documentário com narração e legendas em português (clique aqui)