Linguagem racista ocultam mortes de palestinos em manchetes de novembro de 2022

Qua, 08/02/2023 - 16:16

1. The New York Times – 23 de novembro de 2022

2 ataques a bomba em Jerusalém matam 1 e ferem pelo menos 18, por Patrick Kingsley e Isabel Kershner

Em seu artigo co-escrito, Kingsley e Kershner não medem esforços para detalhar as mortes de israelenses, enquanto obscurecem as mortes de palestinos.

O artigo oferece aos leitores um relato da explosão e as origens das vítimas. Quando finalmente abordam a perda de vidas palestinas, eles o fazem em apenas duas frases: observando que a violência foi igualmente mantida, sem revelar detalhes sobre o palestino que foi morto ou seus antecedentes. Enquanto as vítimas israelenses recebem extensas histórias de fundo e seus familiares têm espaço para falar sobre o que vivenciaram, as vítimas palestinas são mantidas sem voz pelos autores.

Isso é seguido por uma imagem de enlutados palestinos carregando o corpo de um adolescente palestino assassinado pelas Forças de Ocupação de Israel (IOF, pela sigla em inglês). A vítima, Ahmed Shehada, é mencionada apenas na legenda da imagem, não no artigo. Ao mostrar aos leitores uma imagem de homens palestinos participando de um serviço funerário – sem contexto para sua prática de luto – Kingsley e Kershner tentam retratar os palestinos como “militantes” raivosos, em vez de reconhecer que são pessoas enlutadas que estão de luto publicamente.

Kingsley e Kershner enfatizam que este bombardeio é o primeiro ataque contra civis israelenses em mais de seis anos (eles mencionam isso várias vezes) sem abordar o aumento maciço da violência pelas IOF e por colonos ilegais (na Palestina) contra civis palestinos apenas em 2022. Quando a violência e as mortes de palestinos são finalmente mencionadas, é feito de uma forma que tenta justificar a criminalidade do regime israelense. Aos olhos de Kingsley e Kershner, o aumento da violência começa com os palestinos como os agitadores iniciais e os militares e colonos israelenses como vítimas reagindo em legítima defesa. Mas as implicações racistas são reveladas quando os palestinos são referidos como “assaltantes árabes”. Isso solidifica o estereótipo do árabe raivoso e naturalmente violento que o NYT defende para propagar o mito da agressão palestina e da vitimização israelense. A “raiva palestina” é mencionada várias vezes, mais uma vez descontextualizando a resistência das pessoas, sendo dominadas por uma força brutalizadora.

2. The Washington Post – 15 de novembro de 2022

Palestino mata três israelenses fora do assentamento em escalada de violência, por Shira Rubin

Em seu artigo para o The Washington Post, Shira Rubin cobre o esfaqueamento e assassinato de três israelenses por um adolescente palestino. Numa época em que as execuções extrajudiciais de palestinos pelas IOF são incessantes, situar esse esfaqueamento como justificativa para uma “repressão israelense contra palestinos” é uma reportagem irresponsável e abominável.

Embora Rubin reconheça que 2022 será o ano mais mortal para os palestinos, ela examina a violência pelas lentes do criminoso IOF, atribuindo falsamente a maioria das mortes palestinas como estando ligada a ataques terroristas. Isso não apenas apaga as centenas de palestinos inocentes que são assassinados anualmente pelo regime israelense, mas também justifica a propaganda de que assassinatos sancionados pelo Estado israelense são justificados sob o pretexto de “lutar contra o terrorismo”.

Ao fazer essa afirmação, a morte palestina é racionalizada como uma consequência necessária da autodefesa israelense. Curiosamente, essa narrativa não funciona ao contrário: não importa a perda de vidas ou a brutalidade sofrida pelos palestinos nas mãos das IOF e dos colonos ilegais diariamente, a retaliação é sempre desprezada.

3. The Wall Street Journal – 15 de novembro de 2022

Palestino mata três israelenses e fere outros no ataque à Cisjordânia, por Dov Lieber

Dov Lieber escreve sobre os detalhes do ataque, antes de abordar a escalada de violência das forças israelenses na Cisjordânia. Lieber também espelha o The Washington Post ao afirmar que a maioria dos palestinos mortos eram militantes envolvidos em “batalhas violentas com soldados [israelenses]”.

Lieber afirma que há uma correlação entre a “violência crescente” e o declínio da popularidade da Autoridade Palestina entre os palestinos. Isso é seguido por uma declaração de um ex-primeiro-ministro de que Israel está lutando ativamente contra “extensas estruturas terroristas”. Ao vincular implicitamente a militância palestina e o terrorismo, Lieber reforça a ideia de que a violência israelense contra os palestinos é um esforço legítimo para defender e proteger o “estado israelense”. Ao visar a Autoridade Palestina, Lieber tenta transferir a culpa por uma ocupação militar de 75 anos para outros palestinos.

4. The Wall Street Journal -⁠ 29 de novembro de 2022

Israel move unidade militar problemática para fora da Cisjordânia, por Dion Nissenbaum, Aaron Boxerman e Fatima Abdulkarim

Nissenbaum, Boxerman e Abdulkarim escrevem sobre uma unidade militar ultraortodoxa – Netzah Yehuda – que foi recentemente removida da Cisjordânia devido à sua violência contra palestinos e ativistas israelenses anti-ocupação.

Curiosamente, em vez de usar palavras como brutal, cruel ou violento, o WSJ se refere a essa unidade extremamente violenta como “problemática”. Uma escolha deliberada de palavras que obscurece a realidade do que está em jogo. Problemático é uma palavra usada para descrever um jovem com dificuldades na escola. Perturbado é uma palavra que poderia explicar as explosões emocionais de um adolescente. Perturbado não é a palavra apropriada para descrever uma unidade militar envolvida em brutalidade casual contra as pessoas que está ocupando e massacrando.

O que isso também implica é que a violência excessiva nas unidades militares israelenses é a exceção nas IOF e não a norma. O movimento para remover a unidade tem mais a ver com o regime israelense moldando sua imagem pública, do que com qualquer preocupação sobre os palestinos serem roubados, espancados, torturados, detidos ou baleados por jovens bandidos das IOF.

Curiosamente, nenhum desses artigos oferece uma única voz palestina. Desesperado para proteger o estado do apartheid, o pró-Israel WSJ se recusa a reconhecer que os palestinos podem ter qualquer visão sobre a força que ocupa, policia e controla a vida palestina. Esse claro viés na reportagem fala da desumanização dos palestinos, que é pretendida pelos executivos do WSJ e pela News Corporation, de Rupert Murdoch, como um todo.

* Artigo publicado originalmente em 22 de janeiro de 2023, no site Instituto de Estudos da Palestina (leia em inglês)

Sarah O'Neal é poetisa, organizadora e escritora da Bay Area. Seu trabalho é informado por interesses em rituais de luto, poética muçulmana queer e libertação negra. Você pode encontrá-la no twitter @atayqueen ou em www.sarahadbiboneal.com.

 

Publicado originalmente em https://fepal.com.br/opiniao/linguagem-racista-ocultando-as-mortes-de-palestinos-nas-manchetes-de-novembro/