18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: segundo encontro aprofunda questões do filme libanês "Ventre Materno"

Qua, 06/09/2023 - 22:13

Com mediação de Isabelle Somma, diretoraICArabe, participaran do debate Thiago Mendonça, diretor e crítico de cinema, e Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos, Profa. Dra.de História do Cinema no Departamento de História da Arte da Unifesp.


Nesta terça-feira, 5 de setembro, aconteceu o segundo debate da 18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Realizada na sala do CineSesc, a discussão aprofundou questões do filme libanês "Ventre Materno", que abriu esta edição do festival. Participaram do evento Thiago Mendonça, diretor e crítico de cinema, e Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos, Profa. Dra.de História do Cinema no Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. A mediação foi feita por Isabelle Somma, diretora do Instituto da Cultura Árabe - ICArabe.

Na oportunidade, Yanet Aguilera lembrou que o filme faz uma referência clara ao romance de Gustave Flaubert, Madame Bovary. Mas, ao contrário da protagonista do clássico francês, a personagem principal do filme Ventre Materno, Layla, não se mata. Ela foge e abandona o próprio filho, algo que a professora de cinema Unifesp diz ser muito difícil ver nas telas, mesmo em filmes europeus.

Já Thiago apontou a grande participação de franceses na produção e referências europeias e observou como o cinema em vários pontos do mundo dependem de financiamentos e realizam roteiros muito ao gosto ocidental.

O debate contou com a participação do público, que trouxe muitos comentários e questionamentos sobre o filme e, especialmente, sobre a história libanesa nas últimas décadas.

“Acho que a grande participação do público demonstrou a necessidade de o Instituto da Cultura Árabe promover mais debates sobre a cultura e a história do mundo árabe, especialmente do Líbano. Muitos membros da plateia eram libaneses e descendentes bastante interessados em todas essas temáticas”, afirma Isabelle Somma, diretora do ICArabe.

Com grande sucesso de público, a 18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema terminou nesta quarta-feira, 6 de setembro. 

 

mostra debate 2

mostra 2