Artistas árabes concorrem em festival de São Paulo

Sex, 26/07/2013 - 15:53

Obras de pelo menos quatro libaneses estão entre 94 selecionadas para participar do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil, que ocorre de 06 de novembro a 02 de fevereiro.O 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil vai ocorrer a partir de 06 de novembro deste ano na capital paulista e terá entre os participantes da mostra competitiva, a Panoramas do Sul, artistas do Mundo Árabe. Entre os concorrentes, que foram selecionados num universo de dois mil projetos, estão Akram Zaatari, Mahmoud Khaled, Ali Cherri e Roy Dib, do Líbano. Um total de 94 trabalhos em instalações, videoinstalações, desenhos, esculturas, pinturas, livros de artista e vídeos foram escolhidos para competir no festival, segundo informações do site da associação Videobrasil.

“A produção do Oriente Médio é muito importante, o festival tem um engajamento político e as produções da região são marcadas atualmente por esse engajamento”, afirma o coordenador de comunicação da Videobrasil, Marcio Junji Sono. O festival tem como foco América Latina, África, Oceania, Leste Europeu, parte da Ásia e Oriente Médio. O objetivo é colocar em evidência regiões que não estão inteiramente inseridas nos circuitos de arte da América do Norte e da Europa Ocidental.

Akram Zaatari já concorreu em várias outras edições do festival brasileiro. Graduado em Arquitetura pela Universidade Americana de Beirute e mestre em “media studies” pela New School for Social Research de Nova York, ele trabalha com vídeos e fotografia e é um dos fundadores da Arab Image Foundation, de Beirute. Ali Cherri é graduado em design gráfico pela Universidade Americana de Beirute e mestre em artes performáticas pela DasArts de Amsterdã. A obra é marcada pela mescla das questões políticas e da memória pessoal e ele já foi premiado no 15º festival da Videobrasil.

Já Mahmoud Khaled vive entre Beirute, no Líbano, e Alexandria, no Egito. Ele mescla vídeo, fotografia, texto e instalação em temas de aspecto pessoal, político, histórico e domínio social. Khaled é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Alexandria. Roy Dib é formado em Teatro pela Universidade Libanesa e um dos fundadores do grupo de teatro Zoukak. Ele trabalha com vídeo e também escreve sobre cultura para um jornal.

A proposta da Panoramas do Sul é ser um olhar sobre discursos e proposições, abordando questões estéticas, políticas, sociais e subjetivas da contemporaneidade e as tensões do mundo em desenvolvimento. De acordo com Sono, a lista com os dez ganhadores do festival será divulgada ao final da primeira semana de exposição. O primeiro lugar terá prêmio em dinheiro e os demais nove ganharão bolsas de residência artística em diferentes partes do mundo. Uma das bolsas é no instituto Ach Kal Awan, do Líbano.

Os trabalhos concorrentes ficarão expostos até 02 de fevereiro do ano que vem no Cinesesc, que fica na Rua Augusta, e também no Sesc Pompeia. Também haverá encontros e debates com artistas e intelectuais a partir da exposição. Normalmente faz parte do festival outra grande exposição e a deste ano, no Sesc Pompeia, abordará os 30 anos da Videobrasil. A associação é dirigida por Solange Farkas e trabalha no fomento, difusão e mapeamento da arte contemporânea, além de formar público e fomentar o intercâmbio entre artistas, curadores e pesquisadores.

A programação completa, com as palestras e respectivos artistas, será divulgada pela Videobrasil nos próximos dias. Maiores informações: http://site.videobrasil.org.br.