No CCBB-SP lotado, Atef Ben Bouzid, diretor de "Cairo Jazzman", participa de debate

Dom, 19/08/2018 - 21:49
Publicado em:

A 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema mostra mais uma vez porque é um dos eventos mais representativos da cultura árabe no Brasil, com um público cada vez mais interessado em assistir às produções dos países árabes e refletir sobre as diversas temáticas.

Por Clara Zaim

Com auditório lotado, a 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema exibiu o filme "Cairo Jazzman - o Ritmo de uma Megacidade" e promoveu um debate com Atef Ben Bouzid, diretor alemão de origem tunisiana, neste sábado (18), no CCBB-SP (veja programação completa no site da Mostra, que vai até o dia 27 de agosto). 

O documentário apresenta o Festival de Jazz do Cairo, organizado pelo pianista Amr Salah. Retrata a paixão, as dificuldades que a juventude egípcia e os músicos enfrentam no dia a dia. O festival não tem fins lucrativos, é um ponto de encontro entre músicos locais e internacionais, que se unem pelo amor ao jazz e o desejo de cultivar o gênero musical para as próximas gerações.

O debate de Atef Ben Bouzid com o público foi mediado por Leonardo Khedi, produtor do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical.

O diretor explicou que procurou mostrar na produção outra realidade do Egito e retratar sua juventude, especialmente a da música. Ele ressaltou que mundo árabe tem coisas boas que precisam ser mostradas pela mídia e os artistas locais devem ser valorizados. Citou também as dificuldades para a exibição do documentário nos festivais do mundo árabe e por ser uma produção independente.  O filme foi exibido pela primeira vez na 46ª edição do International Film Rotterdam, o que abriu portas para sua inclusão em outros festivais realizados em países como Espanha e Israel, entre outros.

Ao final do encontro, Bouzid agradeceu a oportunidade de participar da Mostra Mundo Árabe de Cinema: "Estou muito feliz com a exibição do meu filme e agradecido por poder mostrar uma outra visão sobre o mundo árabe para o público brasileiro. A programação da Mostra é incrível e me senti amparado por sua equipe", finalizou.

“Cairo Jazzman” terá mais uma exibição no CCBB-SP nesta segunda-feira, 20 de agosto, às 19h30. Clique aqui e assista ao trailer do filme.  

Serviço:

13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Até 27 de agosto

Próxima exibição de “Cairo Jazzman”: segunda-feira, 20 de agosto, às 19h30

Realização: Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), Sesc e Centro Cultural Banco do Brasil

Copatrocínio: Câmara de Comércio Árabe Brasileira

Apoio cultural: FAMBRAS, Instituto do Sono, Unifesp (por meio da Cátedra Edward Said e do Proec), Cine Fértil (Argentina), Consulado Geral da França em São Paulo, Cinemateca Francesa e Institut Français

Site: https://www.mundoarabe2018.icarabe.org/

poster

público